pesquisa na escola
Este é um trabalho de pesquisa e observaçao, que em grupo foi realizada uma visita a uma escola do municipio , com a finalidade de conhecer seus espaços fisicos e questoes pedagogicas, bem como rotina da escola e outros aspectos importantes dentro do ambiente escolar.
Desenvolvimento
Administrar não é fácil e pensando muito hoje as novas práticas em sala de aula ganham um novo aliado, o trabalho em parceria de uma equipe com o nome gestão escolar, um conjunto de idéias com ações necessárias para a superação de práticas vinculadas ao processo de eleição para direção, com implantação de um colegiado e do conselho escolar e que tem autonomia para construção de documentos.
Uma gestão não é democrática porque todos os atores envolvidos mandam, mas porque conhecem o objetivo a ser alcançado e compartilham dos valores que usam como guia na caminhada, na qual o Conselho Escolar e Projeto Político Pedagógico são estratégias, mecanismos para fazer acontecer os pilares básicos da gestão democrática: diagnóstico dos problemas, limitações, potencialidades e desejos da comunidade interna e externa da escola; descoberta da própria identidade pela escola; Interação e relação de respeito mútuo com a comunidade em que a escola se insere; trabalho coletivo – exige que cada segmento se sinta parte da escola e compartilhe do mesmo interesse educativo e valores. Esses princípios nos lembram que existem condições objetivas, concretas, necessárias à prática da gestão democrática.
O projeto Politico Pedagogico precisa necessariamente ser vinculado a idéia de nortear o planejamento da escola, adquirindo assim destaques no processo de democrátização com enfase em seu aspecto técnico. O processo de elaboração e implementação do projeto político-pedagógico é fundamental porque envolve as pessoas que atuam na escola, dá a elas a sensação de pertencimento, de envolvimento com a instituição escolar.
O projeto politico pedagogico, vive e