PESQUISA NA ESCOLA: SERIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo:
A pesquisa em sala de aula tornou-se uma grande aliada no processo de ensino aprendizagem na escola. Este artigo tem como objetivo principal ressaltar a importância das orientações para a realização de pesquisa nas series finais do ensino fundamental, para isso além de uma investigação com alunos, buscou-se referencias teóricos para poder-se conceituar pesquisa escolar, e enfatizou-se a importância do professor ser também um pesquisador neste processo. O papel da pesquisa na escola é a de formar um aluno critico, e criativo que construa através do confronto das informações obtidas um produto final próprio e coerente com o que foi proposto em sala de aula.
Palavras-chaves: pesquisa, aluno, ensino fundamental series finais, orientação, professor
Introdução
O presente trabalho tem como pressuposto o estudo sobre a pesquisa na escola nos séries finais do Ensino Fundamental. Visou-se obter por meio de uma entrevista com aos alunos de que forma ocorre a orientação dos professores no decorrer da pesquisa solicitada.
No primeiro momento foi elaborado um projeto de pesquisa, onde delineou-se os objetivos da pesquisa, e as hipóteses, estas de que os alunos são mal orientados pelos professores, e normalmente os assuntos da pesquisa são de interesse do professor e não do aluno. A coleta de dados realizou-se através de um questionário contendo oito perguntas relacionadas ao tema pesquisa na escola. Os entrevistados são alunos de 6º, 7º° e 8° ano do Ensino Fundamental com idades entre doze e quatorze anos. Além de entrevistar pessoalmente alguns alunos, também obteve-se dados usando a internet, através de pesquisas por e-mail.
Justificou-se o trabalho com uma citação de BAGNO (1998) onde o autor expõe que “Não podemos tratar a pesquisa com indiferença, menosprezo ou pouco caso na escola. Se quisermos que nossos alunos tenham algum sucesso na sua atividade futura é fundamental e indispensável