Pesquisa Mineral
1- Em relação à problemática dos recursos geológicos, predominam 2 correntes: o dos “pessimistas” e a dos “optimistas”. Qual a sua opinião sobre o assunto?
Os recursos geológicos não são respostas à escala humana, no entanto, toda a indústria está, directa ou indirectamente, dependente deste recurso. Com a crescente industrialização e com o crescimento exponencial da população mundial gera-se um aumento do consumo de recursos incompatível com a capacidade de reposição de recursos naturais pelo planeta, bem como a criação de resíduos provenientes do imenso sistema de produção, abalando gravemente a sustentabilidade do planeta. Esta situação foi constatada em meados de 1960, quando profissionais de diferentes países, se reuniram em Roma, ficando este grupo conhecido como o Clube de Roma. Na primeira reunião significativa, em 1968, concluíram que o mundo teria que diminuir a produção, de forma a que os recursos naturais fossem menos solicitados e que a absorção de resíduos dessa produção pelo planeta fosse menor. Acontece que a grande impossibilidade, na época, era exactamente conseguir modificar, de maneira tão radical, o modelo de crescimento. Apesar da proposta do Clube de Roma não ter sido aceite, ela serviu como um alerta, para que o mundo começasse a preocupar-se em encontrar outras soluções neste sentido, a fé na descoberta destas soluções passaria pelo desenvolvimento tecnológico.
De facto, as previsões fatalistas do Clube de Roma não se concretizaram devido ao desenvolvimento tecnológico, porque por um lado, as novas tecnológicas permitiram encontrar novas reservas e recursos, e por outro porque foram desenvolvidas novas tecnologias não poluentes ou remediadoras. Logo na minha opinião deve haver um crescimento sustentável, associado a uma constante evolução tecnológica, de modo a reduzir o impacto ambiental e a tirar o máximo proveito dos recursos extraídos, visto que, mesmo que o ritmo de crescimento abrande, a