Pesquisa Longitudinal e Transversal
Escola de Saúde
Curso superior de graduação em Psicologia
PESQUISA LOGITUDINAL X PESQUISA TRASNVERSAL
Gabriela Rocha
Laryssa Souza
Luana Rodrigues
Magaly Silva
Shirleide Castro
Jaboatão, Abril de 2014
Faculdade Dos Guararapes
Coordenação Prof.ª:Manoela de Lira Malta Araújo
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA
Jaboatão, Abril de 2014
Pesquisa Longitudinal e Transversal
Introdução
A ciência distingue-se do senso comum porque esta é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas enquanto a ciência baseia-se em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas e na exigência de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade. A pesquisa possui um papel fundamental no avanço das ciências, e a busca do saber é imprescindível à evolução humana.
Propomos no presente trabalho trazer conhecimento sobre os tipos de pesquisas Longitudinal e Transversal, explanando sobre suas características e importância para o meio acadêmico.
O Conhecimento Científico
Constitui um conhecimento contingente, pois suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico. É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência. Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo ou absoluto e, por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente.
Pesquisa
A pesquisa objetiva a produção de novos conhecimentos por meio da utilização de procedimentos científicos.