Pesquisa Kaisen
Originado logo após a Segunda Guerra Mundial, palavra de origem japonesa que tem o significado de “melhoria continua”, o seu alvo é o aumento da produtividade. Sendo assim busca eliminar os processos desnecessários e desperdícios tanto de tempo, como também dos itens que é utilizado na produção.
Seu foco está em humanizar as relações e com isso implementar sua produtividade, buscando sempre o bem do homem e suas ações melhoradas. O kaizen é regido por 10 mandamentos sendo eles:
1. O desperdício é o inimigo nº1. Para eliminá-lo é preciso sujar as mãos.
2. Melhorias graduais feitas continuadamente; não é ruptura pontual
3. Todos na empresa têm de estar envolvidos, desde os gestores do topo e intermédios, até o pessoal de base; a metodologia não é elitista.
4. A estratégia deve ser barata. O aumento da produtividade deve ser feito sem investimentos significativos. Não se devem aplicar somas astronômicas em tecnologia e consultorias.
5. Aplicar-se em qualquer lugar; não serve só para os japoneses
6. Apóia-se numa gestão visual, numa total transparência de procedimentos, processos e valores; torna os problemas e os desperdícios visíveis aos olhos de todos.
7. . Focaliza a atenção no local onde se cria realmente o valor ('gemba', em japonês
8. Orienta-se para os processos
9. Dá prioridade às pessoas, ao humanware; acredita que o esforço principal de melhoria deve vir de uma nova mentalidade e estilo de trabalho das pessoas (orientação pessoal para a qualidade é trabalho em equipe, cultivo da sabedoria, elevação da moral, autodisciplina, círculos de qualidade e prática de sugestões individuais ou de grupo)
10. O lema essencial da aprendizagem organizacional é aprender fazendo.
Pode ser aplicado em todos os setores dentro da organização, não tem nenhuma restrição desde a linha de fabricação até atendimento ao cliente. Um dos resultados que podemos atingir com a Melhoria Continua – Kaizen é a redução de custos nos processos.
Para o Kaizen é sempre