Pesquisa ex post factum
Nesse tipo de pesquisa identificamos dois momentos na coleta de dados:
1º O objetivo do pesquisador é identificar as variações da variável independentes nos grupos, assim como o controle das variáveis intervenientes.
2º O pesquisador procura determinar as medidas variáveis dependentes.
- No primeiro momento o pesquisador procura localizar os grupos adequados e procede a um trabalho de levantamento de dados dos sujeitos.
O pesquisador usa da observação, de questionários de entrevistas e de registros documentais para obter dados.
Um exemplo que pode ser usado é sobre o efeito de ruídos sobre a audição, nesse caso o pesquisador deverá primeiramente, identificar pessoas que estiveram expostas a diversos níveis de ruídos ao longo da vida.
E com entrevistas ou análise da documentação profissional será possível verificar, o tempo que as pessoas trabalharam em locais com maior ou menor intensidade de ruído, obter informações sobre sexo, idade, classe social etc.
Já com os grupos localizados submetem-se a coleta de dados sobre níveis de audição por meio de testes específicos, esses testes serão realizados por médicos, e será possível obter dados das condições gerais de saúde dos indivíduos, que tem por objetivo controlar outras variáveis intervenientes.
Análise, interpretação dos dados e apresentação das conclusões
O valor da pesquisa ex post facto está relacionada com o método que foram analisadas e interpretados os dados.
Nesse estudo não é possível controlar as variáveis independentes, resta ao pesquisador apenas o controle das variáveis intervenientes, estas podem ser controladas antes da coleta dos dados, muitas das variáveis intervenientes somente podem ser submetidas a algum tipo de controle na fase de análise dos dados.
A moderna estatística oferece inúmeros modelos de análise que permitem controlar relações ilegítimas entre variáveis, tais como a análise fatorial e a análise de trajetória, a analise de