pesquisa em serviço social
Neste projeto foi elaborado com a finalidade de obtenção de nota na Atividade de Práticas Supervisionadas da Disciplina de Pesquisa em Serviço Social.
1- Apresentação: Trabalho Científico
Podemos compreender como ciência a forma de produzir conhecimentos e objetivos independentemente de opiniões de indivíduos ou grupos sociais.
O conhecimento científico se impõe a todos, pois para a produção deste, é necessária a utilização de um conjunto de contribuições teóricas que podem ser incluídos conceitos ou categorias utilizadas por autores, hipóteses, possibilidades de explicação ou fenômeno, ou ainda, pistas oferecidas por algum autor que consideramos durante a realização da pesquisa.
O conhecimento científico é um exercício de autocrítica, onde recebemos críticas e criticamos, a fim de demonstrarmos a utilidade, o propósito de nossa escolha e o uso que dela fazemos.
Segundo Gil (1999), o conhecimento científico permite verificar a veracidade do objeto pesquisado, confirmando a legitimidade ou a negatividade dos fatos. Ele ainda afirma que devemos levar em consideração na aquisição deconhecimento científico, questões filosóficas, a ciência, a política, a economia e a ética ente outros, fazendo minuciosamente um autoestudo sobre o assunto a ser pesquisado, que no nosso caso é: Vulnerabilidade e risco Familiar: uma questão de políticas públicas.
1.1- A função do Assistente social para a Área de Ciências Humanas e Sociais Segundo Silva,
O Assistente Social atua como coadjuvante da prática dos setores populares, no sentido de sugerir alternativas concretas de enfrentamento dos conflitos, decorrentes das dinâmicas da correlação de forças, tendo em vista o encaminhamento de soluções que viabilizem o atendimento de suas demandas, bem como seu fortalecimento enquanto classes organizadas.(Silva, 2007, pag 185) Ainda Silva,
Os assistentes sociais atuam no campo das políticas sociais, com o objetivo de viabilizar os direitos da