Pesquisa em RP
CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS
...As práticas investigativas podem abastecer as organizações com informações de interesse institucional, relevantes para as atividades de Relações Públicas. (p – 119)
As funções de diagnosticar e prognosticar os relacionamentos entre entidades e públicos, pesquisar e projetar cenários institucionais, assim como avaliar resultados de programas são atribuições que podem ser identificadas como pertencentes à área de relações Públicas. (p – 119)
Com base nas afirmações de Andrade (1996), a Pesquisa é conceituada como “uma análise de um mercado ou de opiniões entre pessoas, grupos ou instituições. (p -121)
O autor considera a Pesquisa de Administração e a Pesquisa Institucional como sinônimos... (p- 121)
...Quanto à Pesquisa de Opinião, “também chamada inquérito por amostragem e entrevista”... (p- 122)
As fases do processo de Relações Públicas são divididas em:
1) Determinação e identificação dos públicos;
2) Apreciação do comportamento dos públicos;
3) Levantamento das condições internas da organização;
4) Revisão e ajustamento da politica administrativa;
5) Amplo programa de informação;
6) Avaliação e controle dos resultados. (p – 122)
...o processo está estruturado com base em quatro aspectos: “pesquisa/investigação do problema; planejamento dos planos/programas de ação; implementação por meios de ações comunicativas com os públicos; e avaliação”. (p – 122)
Simões (1995) indica uma definição operacional para a atividade de Relações Públicas, que explica sua prática. Consiste em quatro etapas: diagnostico, prognósticos, pareceres e ações...(p – 123)
...A pesquisa de expectativas tem por meta captar o que os públicos esperam da organização e como valorizam suas decisões...(p – 123)
...A pesquisa de atitude investiga “as crenças, os afetos e as tendências à ação frente a um objeto social”... (p – 123)
...CONFERP, em agosto de 2002, definiu atividades privativas da área, entre elas