Pesquisa em Comunicação
PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
Aula-tema 03: Pesquisa bibliográfica, entrevistas e estudo de caso
Tema: Obesidade.
Sub-temas:
Saúde na infância; Prática de exercícios; Alimentação saudável; Idosos se exercitando.
Palavras chave: saúde, obesidade, alimentos, exercícios e infância saudável.
Obesidade
Desde cedo temos que ter um cuidado especial com nossa saúde e isso inclui prática freqüente de exercícios e uma alimentação saudável. A geração infantil dessa década está habituada com práticas que não contribuem para uma saúde estável, já que passam horas navegando na internet, utilizando seus celulares para jogarem ou mexerem em algum tipo de site de relacionamento e acabam deixando de lado a prática de exercícios, levando ao aumento de obesidade infantil.
Em crianças e adolescentes, um maior nível de atividade física contribui para melhorar o perfil lipídico e metabólico e reduzir a prevalência de obesidade. Ainda, é mais provável que uma criança fisicamente ativa se torne um adulto também ativo. Em conseqüência, do ponto de vista de saúde pública e medicina preventiva, promover a atividade física na infância e na adolescência significa estabelecer uma base sólida para a redução da prevalência do sedentarismo na idade adulta, contribuindo desta forma para uma melhor qualidade de vida. Nesse contexto, ressaltamos que a atividade física é qualquer movimento como resultado de contração muscular esquelética que aumente o gasto energético acima do repouso e não necessariamente a prática desportiva.
O avançar da idade é acompanhado de uma tendência a um declínio do gasto energético médio diário à custa de uma menor atividade física. Isso decorre basicamente de fatores comportamentais e sociais como o aumento dos compromissos estudantis e/ou