pesquisa em ciências sociais
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva, Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. In: Três enfoques na pesquisa em ciências sociais: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo. São Paulo: Atlas, 1987.
SOBRE O AUTOR
Augusto Nibaldo Silva Triviños é autor de diversas obras cujo tema central trata-se de educação comparada e de educação para adultos, doutor em filosofia e letras pela Universidade Central de Madri na Espanha, é mestre em educação e pós-doutorando na Alemanha Federal. É professor de Educação Comprada e de Educação de Adultos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde também ministra aulas de Metodologia da Pesquisa na Faculdade de Educação e no Curso de Pós-graduação. É, ainda, professor de Metodologia de Pesquisa no Curso de Pós-graduação em Educação da PUC/RS.
A OBRA
Em sua obra, Triviños aborda três correntes do pensamento contemporâneo que têm orientado, segundo o autor, a educação e a pesquisa em ciências sociais: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo. Os três caracterizados como tendências dentro do Idealismo Filosófico, sendo o primeiro representante, dentro deste idealismo, de uma linha do Idealismo Subjetivo.
O positivismo teria suas raízes encontradas no empiricismo, tendo como fundador Augusto Comte que, segundo o autor, faria do positivismo uma reação à filosofia especulativa (em especial a representada pelo idealismo clássico alemão) que imperava na época do pensador francês, onde a filosofia positiva se colocaria no extremo oposto da especulação pura exaltando sobremaneira os fatos.
Como princípios fundamentais do positivismo destaca-se justamente a exaltação dos fatos em conjunto com a busca da explicação de fenômenos através das relações dos próprios, onde Comte prega a submissão da imaginação em relação à observação, pois o que é possível conhecer, segundo o positivismo, é apenas o real, eliminando assim a busca pelas coisas últimas e primeiras