Pesquisa dos educadores e formação d voltada para transformação socialo
Atividade referente ao texto “Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para transformação social” 1. Quais os argumentos utilizados pelos autores que justificam a afirmação dos mesmos de que muitos pesquisadores fazem da pesquisa ação uma glorificação acrítica?
O argumento que comprova esta afirmação do autor, é que quando ele afirma que muito dos pesquisadores assumem uma postura em relação à pesquisa-ação, sem um conhecimento profundo, desrespeitando a contribuição genuína que ela pode trazer para a melhoria da prática social, para o bem comum. 2. O que eles definem por pesquisa ação?
Define com um significado bastante amplo. É uma pesquisa que segui um sistema feito; uma pesquisa feita por profissionais sobre sua própria prática docente. 3. Quais argumentos dos autores valorizam a pesquisa-ação?
Quando afirmam que o movimento de pesquisa-ação, teve um significado importante, e o reconhecimento de que os profissionais produziam teorias que os ajudaram a tomar decisões no contexto prático. 4. Dê um exemplo de um estudo citado no texto que contribuiu para a formação profissional de professores?
As análises de depoimentos pessoais de professores investigados, que suas participações em projetos de pesquisa-ação, tem auxiliado no aumento da confiança e da auto estima dos mesmos, além de tê-los ajudado a diminuir a distância entre as aspirações e realizações na profissão. 5. Cite e explique as três estratégias proposta por Zeichner (1995) para superar a divisão entre pesquisa dos educadores e pesquisa acadêmica?
Zeichner propõe como uma das primeira estratégias; seria de um envolvimento maior dos profissionais das escolas em discursões sobre o significado e a importância das investigações desenvolvidas nas universidades e demais instituições de pesquisa. Outra seria o desenvolvimento de projetos de pesquisa em colaboração com professores nas escolas onde os velhos modelos hierárquicos são realmente