Pesquisa de taninos
Taninos são substâncias fenólicas complexas, presentes em inúmeros vegetais. De uma maneira geral, os taninos são adstringentes, solúveis em água, álcool e acetona (sol. Coloidais) e insolúveis em solventes orgânicos apolares usuais. Reagem com aminas, amidos e substâncias protéicas.
PARTE PRÁTICA
EXTRAÇÃO
Ferva durante 5 minutos, 2g da droga em pó em 50mL de água destilada, filtre ainda quente e complete o volume para 100mL.
REAÇÕES DE IDENTIFICAÇÃO
Tome 5 tubos de ensaio. Transfira para cada tubo 5mL da solução extrativa. A cada tubo proceda de acordo com as seguintes reações:
1. Reação com Gelatina
Adicione ao primeiro tubo de ensaio, 4 a 5 gotas de sol. de gelatina a 2,5% em solução de cloreto de sódio 5%. Observe o desenvolvimento de precipitado.
2. Reação com os Alcalóides
Adicione no segundo tubo de ensaio, 4 a 5 gotas de solução de sulfato de quinina a 1%. Anote.
3. Reação com Sais Metálicos
Adicione ao terceiro tubo de ensaio 3 a 5 gotas de acetato de cobre 4%. Anote.
Adicione ao quarto tubo 1 a 2 gotas de cloreto férrico a 2%. Anote. Dilua com 10mL de água destilada. Anote a cor.
4. Reação com Hidróxidos Alcalinos
No quinto tubo adicione 4 a 5 gotas de solução de hidróxido de sódio ou potássio a 20%. Anote o resultado.
- Faça paralelamente um controle, usando um padrão de ácido tânico 0,5% (2mL em 6 tubos de ensaio, procedendo de modo idêntico ao anterior).
Obs.: FUNDAMENTOS Os taninos reagem com os aminoácidos da gelatina (prolina por exemplo), pelo grupamento amina, formando precipitado. Também reagem com os alcalóides, pelo fato destes conterem o grupamento amina na molécula (mais especificamente o N). Os taninos reagem e precipitam com sais metálicos, como chumbo, cobre, zinco, cromo e ferro. Com sais de ferro formam precipitados enegrecidos (formação de fenatos férricos e ferrosos). Mas os taninos não se precipitam pelos hidróxidos alcalinos por reagirem com grupos