Pesquisa de subsídios
Sumário
1 Resumo pág. 01
2 História do Bairro pág. 02
3 Fotos Localização do Bairro pág. 03, 04
4 Dados Urbanísticos pág. 05, 06, 07, 08
5 Museu Definição pág. 05
6 Referências pág. 08, 09, 10
7 Museu Cultural do Povo Brasileiro (MCPB) pág. 15
8 Partido pág. 15
9 Plataforma do Programa pág. 15
10 Bibliografia pág. 15, 16
1. Resumo
Estudo para implantação de um Museu Cultural do Povo Brasileiro (MCPB), no bairro da Liberdade, em São Paulo na Avenida Liberdade, 383, onde se resume em um estudo do entorno, da história do bairro, das leis que o regem, com referências arquitetônicas e de outros museus com o programa parecido. O Museu Cultural do Povo Brasileiro tem por objetivo falar de vários temas da história brasileira, sobre suas influências estrangeiras, e de cada coisa que ajudou na construção de sua cultura diversificada.
2. História do bairro Liberdade
Nos primeiros anos do século XX iniciou-se a total mudança da face do bairro. É que em 18 de junho de 1908 chegou ao porto de Santos o navio Kasato-Maru, trazendo os primeiros 782 imigrantes japoneses ao Brasil. Deixaram o porto de Kobe em 28 de abril para “fazer a América”, o que na época significava plantar café no interior de São Paulo. Muitos não se acostumaram á rotina quase escravotada dos fazendeiros e voltaram para a capital. Já em 1912 numerosos imigrantes japoneses estavam instalados na capital, precisamente na Rua Conde de Sarzedas.
Como nas décadas seguintes vieram mais de 30 navios abarrotados de japoneses, a Liberdade foi abrigando vários deles a partir de 1915, e muitos foram para a Conde Sarzedas, a Tabatingueira e posteriormente as ruas adjacentes. Uma explicação para a escolha da Liberdade é que ali os alugueis eram baratos e nas imediações havia, na zona central da cidade, um grande número de feiras livres, além de relativamente perto situar-se o mercado municipal.