Pesquisa de mercado
Na área empresarial, a mudança ocorre em alta velocidade tecnológica. O valor de uma empresa era visto prioritariamente com base no seu volume de vendas e na participação do mercado. As transformações sociais e econômicas provocadas por um sistema mais competitivo, o mercado mundial de capitais começou a valorizar um conjunto: capital intelectual, o gerenciamento de marcas e o comportamento do consumidor nos diferentes segmentos de mercado.
O comportamento do consumidor revela estudos necessários de base para que os tomadores de decisões organizacionais estruturem com maior propriedade o lançamento e desenvolvimento de novos produtos no mercado, é estudado pela Psicologia, Sociologia,Antropologia, Economia e Administração. As organizações precisam entender melhor como seus atuais e potenciais consumidores pensam, trabalham, se divertem, e como são influenciados por outros indivíduos e grupos. Sem falar que o crescimento da globalização acarretou em blocos econômicos, cada vez mais comuns no cenário atual, tornando mais importante conhecer os consumidores de diferentes costumes, culturas.
Como a nossa empresa é no setor automobilístico fizemos uma pesquisa com pessoas que procuram as concessionárias para comprar e pesquisar e utilizamos como sabe revistas da área: Quatro Rodas, AutoMotors, AutoEsporte e FullPower.
No Brasil, a concorrência no setor automobilístico é cada vez mais acentuada, principalmente após a abertura que o Collor promoveu no início da década de 1990. Ainda na década de 1980 no Brasil, o mercado de vendas de automóveis novos era concentrado basicamente por quatro grandes organizações: Volkswagen, General Motors, Ford e Fiat. Atualmente o cenário automobilístico é formado por cerca de quinze montadoras de diferentes nacionalidades, distribuídas de norte a sul do país. Quando um indivíduo adquire um automóvel novo, tendo um desejo realizado, isto torna o consumidor mais orgulhoso. Segundo Kanuk e Schiffman, os