pesquisa de mercado
O primeiro Código de Práticas em Pesquisas de Mercado e Pesquisas Sociais foi publicado pela ESOMAR (Sociedade Europeia para Pesquisa de Opinião e Mercado) em 1948.
Seguiram-se de diversos códigos produzidos por corpos nacionais e pela Câmara de Comércio Internacional (International Chamber of Commerce – ICC). Em 1976, a ICC e a ESOMAR concordaram que seria preferível haver um único código internacional, ao invés de dois códigos diferentes; e um código conjunto ICC/ESOMAR foi publicado em 1977, o ano seguinte. Este código foi revisado e atualizado em 1986 e 1994, tornando a versão atual a quarta edição do Código ICC/ESOMAR, sob um título levemente alterado.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO CÓDIGO
O Código se baseia nos seguintes princípios fundamentais:
1. Pesquisadores de mercado obedecerão todas as leis nacionais e internacionais relevantes. 2. Pesquisadores de mercado se comportarão de maneira ética e não farão nada que possa prejudicar a reputação da atividade de pesquisa de mercado.
3. Pesquisadores de mercado tomarão cuidados especiais ao executar pesquisas
Envolvendo crianças e jovens/menores de idade.
4. A colaboração dos entrevistados é voluntária e deve basear-se em informações adequadas – e não enganosas – sobre o propósito e natureza geral do Projeto, no momento que sua concordância em participar estiver sendo obtida e todas as declarações então feitas deverão ser honradas.
5. Os direitos dos entrevistados como indivíduos particulares deverão ser respeitados pelos pesquisadores de mercado e eles não serão prejudicados ou afetados adversamente em resultado direto de sua cooperação em um projeto de pesquisa de mercado.
6. Pesquisadores de mercado nunca permitirão que qualquer informação pessoal coletada em um projeto de pesquisa de mercado seja utilizada para qualquer fim que não para a pesquisa de mercado.
7. Pesquisadores de mercado assegurarão que