Pesquisa de mercado
1. A Microsoft teria que fazer mais pesquisas de mercado para saber o que realmente valeria a pena nesse caso, pois só com a pesquisa de mercado para saber o que o consumidor realmente deseja e precisa. Para a empresa não investir em algo que não vai ter retorno esperado e sim mais desperdícios e perca de tempo com soluções mal programadas.
2.Faltou coragem para entrar em um mundo mais moderno, ela foi autoconfiante pensou que jamais ficaria para trás,não fez pesquisa com os consumidores para saber o que eles desejavam e precisavam e se estavam satisfeitos com seus produtos e acabaram por ficar para trás dos seus concorrentes.
Marketing
1. Análise da concorrência – estar atento aos concorrentes. Qualquer que seja o tamanho da empresa, deve-se saber que sempre existirão concorrentes no mercado, idepedente do seu tamanho, localização e poder. Mas sempre é bom lembrar podem pegar desprevenidos, como a evolução tecnológica muito avançada, um novo concorrente que entra no mercado após algum tempo e que fixou suas bases estratégicas no conhecimento dos pontos fracos conhecidos e estudados com muita cautela e dedicação.
2. Produto é muito mais que uma oferta tangível. É algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer um desejo ou necessidade, podendo ser desde algo físico, passando por um serviço, ou até mesmo um simples evento. Quando pensam num produto, as pessoas, muito mais que no próprio produto pensam na satisfação que ele oferece.
Três níveis de produto têm de ser pensados quando do seu planejamento:
• Produto central ou básico (Core product): corresponde aos benefícios procurados pelo consumidor quando compra um produto;
• Produto real (Actual product): resulta da transformação do benefício básico num produto real, através de características como qualidade, marca , características, estilo e embalagem;
• Produto ampliado ou aumentado