pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado marca o ponto de partida para a compreensão da situação do cenário mercadológico onde a pesquisa está sendo realizada. De acordo com Gagliardi (2008, p. 179), sem informação você não pode conquistar um segmento de mercado, logo não pode fazer sua empresa crescer e consequentemente não será bem-sucedido. Sem as pesquisas de mercado, direcionar uma campanha é estar jogando com a sorte.
Pesquisas possuem diversas finalidades, como por exemplo: direcionar a utilização de recursos com sabedoria para conquistar clientes, atacar novos segmentos sem arriscar-se a perder mercado, aferir o grau de satisfação de clientes, entre vários outros objetivos.
Gagliardi (2008, p. 181), ainda afirma que com cinco tipos de pesquisa você aprenderá a respeito de qualquer mercado e o modo como funciona. São elas: pesquisa sobre mercado-alvo, concorrentes, canais de distribuição, produtos e as últimas transações. Essa informação é o recurso mais valioso que uma empresa pode ter.
Para Fuchs (2008, p. 143), a função de uma pesquisa não é informar a respeito da realidade do mercado e dos públicos com os quais ela interage. A finalidade da informação, na realidade atual das empresas, é mudar esse fato. Para que isso aconteça, é necessário que a informação seja transformada em ação.
A primeira condição para se executar um bom projeto de pesquisa é ter consciência de que a informação tem de ser útil e servirá como embasamento para cada tópico abordado em uma pesquisa de mercado e deverá trazer uma resposta ou informação essencial para um plano de marketing. É seguro dizer que pesquisar só para matar a curiosidade é um