pesquisa de mercado
O artigo apresenta a importância da pesquisa para a tomada de decisões, a partir de uma análise da importância da informação para qualquer organização, independentemente de sua área de atuação. O artigo conclui que nenhuma organização, seja de que tipo for, pode, nos dias atuais, prescindir da informação e, por extensão, da pesquisa, haja vista as características do momento empresarial, delicado, arriscado e marcado por uma competição ferrenha e por clientes exigentes.
Palavras-chave: Informação, pesquisa, marketing e publicidade, risco. Ainda que se disponha de tecnologia e de um poderoso sistema de informações como a Internet, um ponto de suma importância se sobressai no ambiente de gestão: a magnitude dos riscos a que se expõem as organizações modernas. Sabemos que o risco é inerente a qualquer negócio e que nenhuma organização, por mais sólida que seja, está livre dele. Entretanto, os riscos que se impõem ao mundo moderno atingem patamares de especial relevância, em função do volume de dinheiro que normalmente envolve as organizações. Assim, surge nesse cenário outro fator importante: a necessidade da informação. Afirmamos que a Internet é um poderoso sistema de informações.
E é mesmo. Mas, como mídia que se fundamenta no conceito de liberdade, temos que considerar que a Internet aceita tudo.
Para Clancy & Krieg (2002, p.14), as decisões tomadas “à base de testosterona, muitas vezes feitas por homens, diretores de marketing, de publicidade e de produto que precipitadamente optam por uma das alternativas que eles conseguem vislumbrar, e agem pronta e energicamente sem ter a informação necessária”, conduzem as organizações a sérios riscos. Criar produtos ou serviços sem se auscultar o mercado pode, inclusive, levar a empresa à falência. Pesquisas e experiências realizadas pela Copernicus Marketing Consulting and Research, dos Estados
Unidos, revelam que, em mercados competitivos,