pesquisa de mercado
Como podemos ver na entrevista feita por Graciele Biondo, com “Thomas Nagle” (Professor de marketing da Boston University, Massachusetts, EUA) as empresas estão perdendo o foco da importância que tem em manter um preço ao seu produto. Isso ocorre na maioria das vezes pela ansiedade de aumentar, respectivamente, a sua participação no mercado, que acaba gerando um clima prejudicial entre o consumidor e o fornecedor, tendo em vista que o fornecedor para concluir uma compra vem dando espaço para que o comprador possa estar negociando o preço. Podemos utilizar como exemplo, a utilização do desconto, uma forma muito usada para concluir uma negociação, que em vista do comprador se torna um grande negócio, mas se não utilizado dentro de uma estratégia de precificação, pode prejudicar de certa forma, o vendedor e seu produto, pois a diminuição do preço pode se tornar definitiva.
E para que isso mude as empresas precisam entender que o preço pode ser o fator mais importante em uma estratégia de marketing podendo torna-lo até um diferencial, como costumamos ver, que o mais caro quase sempre é o mais desejado, e na maioria das vezes visto como melhor tanto em qualidade quanto em outros fatores.
Portanto, não convém se desesperar para aumentar a quantidade de produto vendido e sim encontrar uma melhor maneira de captar mais valor ao mesmo, sendo que nem sempre é mais vantajoso vender mais por menos. Um exemplo é se um fornecedor vender uma grande quantidade com um valor baixo, e após isso conseguir fazer uma venda só, com um valor maior ou igual, consequentemente estará fixando um preço ao seu produto e não estará perdendo em receita final e ainda conseguirá manter seu produto como um item alto nível, desejado e de boa aceitação no mercado.
1) A empresa deve primeiramente entender seu público e as necessidades dele em relação ao seu produto. Isso pode ser feito com pesquisas tanto de concorrência, quanto de