Pesquisa de mercado químico
A alta do faturamento real da indústria em 2013 ante 2012 ocorreu na maioria setores indústria de transformação, dados divulgados pelo CNI.
Fevereiro, 2014
17 setores da indústria faturaram mais em dezembro, mas houve recuo no setor químico.
Agência Estado – 06/02/2014
A alta do faturamento real da indústria em 2013 ante 2012 ocorreu na maioria dos setores da indústria de transformação, segundo dados divulgados, ontem, pela CNI. Dos 21 setores pesquisados, 17 apresentaram crescimento. A maior alta foi na área de máquinas e materiais elétricos, com 17,7%. O indicador de emprego também subiu na maior parte dos setores: em 14 de 21. Houve queda nos setores têxtil, impressão e reprodução, derivados de petróleo e biocombustíveis, minerais não metálicos, metalurgia, produtos de metal e produtos diversos. As horas trabalhadas, por outro lado, recuaram na maioria dos setores: em 11 dos 21. Apresentaram recuo na comparação com o ano anterior os seguintes setores: alimentos, têxteis, impressão e reprodução, derivados de petróleo e biocombustíveis, químicos, farmacêuticos, minerais não metálicos, produtos de metal, outros equipamentos de transporte, móveis e produtos diversos.
Balança comercial – Segundo semestre de 2013
O volume de importações manteve a trajetória de crescimento de janeiro a junho, com alta de 25,8% sobre igual período do ano anterior. Na lista de produtos mais importados lideram os intermediários para fertilizantes (+35,9%, sendo que a uréia teve alta de 60,9% em volume), os petroquímicos básicos (+22,3%, sobretudo metanol, cujas importações cresceram 20,6%) e as resinas termoplásticas (+25,3%, notadamente polietilenos, que cresceram 31,4%).
As exportações, por sua vez, caíram 2,7% no primeiro semestre em comparação ao mesmo período de 2012. A Abiquim informa que ainda não há como aferir qual será o impacto da valorização do dólar sobre os resultados da balança comercial de produtos químicos, todavia,