Pesquisa de Mercado II PP3 Pesquisa de Distribui o m dulo C para ser entregue dia 1 de setembro ter a feira
1604 palavras
7 páginas
Pesquisa de Mercado IIPP3 sobre Pesquisa de Distribuição (módulo C) para ser entregue dia 1 de setembro, terça-feira, digitada, nos primeiros 15 minutos de aula!
Leia a matéria e responda as perguntas (que estão localizadas após o artigo):
Portal EXAME
A inauguração de dois shoppings e a ampliação de um terceiro empreendimento devem transformar a região da Vila Olímpia, em uma espécie de "Boca do Luxo" da cidade de São Paulo. Os três shoppings contarão com 504 novas lojas na região - ou cerca da metade do total de lojas que serão abertas em shoppings na capital paulista.
A Vila Olímpia, na zona sul da cidade, se tornou conhecida na última década por abrigar algumas das mais sofisticadas casas noturnas paulistanas. Mas a região não vive só de mauricinhos e patricinhas. A abertura de dezenas de edifícios comerciais permitiu que grandes empresas transferissem suas sedes e escritórios para o bairro.
Até o início do século, os shoppings Iguatemi e Morumbi eram os que estavam mais bem posicionados para aproveitar o grande fluxo de pessoas abastadas entre o Itaim, a Vila Olímpia e o Morumbi. Esse "duopólio" começou a ruir nos últimos anos com a inauguração de novos empreendimentos.
Apesar de cada um desses empreendimentos ter características distintas, é bastante provável que os shoppings acabem por disputar os mesmos consumidores. Segundo Luiz Fernando Veiga, diretor-executivo da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), em geral mais de 50% das pessoas que fazem compras em um shopping são moradoras ou freqüentadoras assíduas da região.
Visão de negócio ou saturação?
Isso não quer dizer que os novos shoppings vão necessariamente devorar uns aos outros - inviabilizando todos os negócios. Veiga, da Abrasce, afirma que, antes de lançar um novo projeto, as empresas de shoppings já gastaram entre dois e três anos testando a demanda de lojistas e consumidores pelo empreendimento.
Para ele, por ser um dos maiores pólos de crescimento de São Paulo, a atual