Pesquisa de Macro e Micro Ambiente
O merchandising é composto por diversas técnicas que une o material promocional ao ponto de venda como meio de comunicação com os clientes. É todo o esforço continuo para dar melhor visibilidade aos produtos dentro das lojas.
Como principal aliada ao Merchandising, temos a “exibitecnica”, uma técnica que se baseia em exibir os produtos dando destaque aos mesmos. Ela tem a finalidade destacar não apenas produtos, mas também ambientes e exposições. Para que a exibitecnica funcione o empresário necessita de criatividade, originalidade e, um dos itens mais importante, funcionalidade. Porque não adianta criar algo muito complicado, como uma pilha de caixas gigantes dentro de uma loja pequena, pois ira a atrapalhar o espaço físico e impedir que o cliente perceba outros produtos e o impede de circular.
Porém há outras formas de o merchandising agir para que haja um contado direto com o cliente, um exemplo são as novelas, o que anda sendo bem comum nos dia de hoje, com os atores entrando em determinados bancos para abrir uma conta, compram certos produtos, dirigem carros e usam roupas de determinadas marcas.
Um bom espaço físico onde podemos achar com uma certa tranquilidade o merchandising é o supermercados. Se pudermos definir as técnicas aplicadas nesse espaço seria: o que os olhos não vem o coração não sente, já que o merchandising é imprescindível nesses espaços, uma vez que a decisão do consumidor em adquirir um produto e não o produto de seu concorrente pode acontecer em fração de segundos. Artifícios como a exposição nas gôndolas, iluminação, preços, embalagens, são determinantes para a venda. Para isso temos que saber os hábitos dos clientes de comprar, e as suas necessidades.
Técnicas de Merchandising
Definição: Merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra