Pesquisa de Estreptococos Fecais (Enterococos) numa amostra de água
Biologia II
Trabalho Experimental III
Sumário
O trabalho realizado teve como objectivo a pesquisa de Estreptococos Fecais (Enterococos) numa amostra de água. Para tal, a técnica usada neste trabalho laboratorial, foi a técnica de filtração em membrana (pela norma ISO 7899-2:2000). Este trabalho consistiu no teste presumptivo, e no teste confirmativo. O teste presumptivo, consistiu em efectuar diluições decimais e suas filtrações sendo estas, incubadas em placas de Petri contendo agar Slanetz-Bartley com TTC a uma temperatura de 37ºC durante um período de 24 horas. Depois da respectiva incubação as colónias apresentam cor avermelhada. O teste confirmativo, consiste em transportar a membrana filtrante (que estava na placa do teste presumptivo) para uma placa de agar bílis esculina azida, sendo esta incubada a 44ºC durante um período 2 horas, confirmando-se através do aparecimento da cor negra nas placas de Petri a presença de Estreptococos Fecais.
Feitos os cálculos, os resultados obtidos foram de .
Índice
Sumário 2
Introdução 4
Procedimento Experimental 6
Material: 6
Teste Presumptivo 6
Procedimento do Teste Presumptivo 7
Parte 1- Preparação das diluições: 7
Parte 2- Técnica de filtração por membrana 7
Teste Confirmativo 8
Procedimento Teste Confirmativo 8
Observações Experimentais e Resultados 9
Discussão de Resultados e Conclusões 11
Bibliografia 13
Introdução
Um dos indicadores biológicos, para avaliar a qualidade de qual quer água, são os estreptococos fecais também designados como enterococos.
Os estreptococos fecais são bactérias de origem fecal, ou seja, estão presentes nas fezes humanas e de animais. A presença destas bactérias na água tanto para consumo como balnear, implica riscos para a saúde.
Os estreptococos fecais são cocos esféricos ou ovais, gram-possivivos anaeróbios facultativos.