Pesquisa de campo
Departamento de Ciências Sociais
Curso de Graduação em Serviço Social
PSICOLOGIA SOCIAL PESQUISA DE CAMPO - LEVANTAMENTO DE DADOS
Recife
2013
Introdução
O trabalho tem como objetivo apresentar a pesquisa de campo realizada no Hospital Otávio de Freitas, situado no bairro do Tejipió, Recife, Pernambuco. Nesta pesquisa contatamos as demandas, atividades, a estrutura do local, quantas pessoas são atendida em média, assim como também a equipe. O Hospital Otávio de Freitas é um hospital de grande porte com 67 anos de existência, é uma instituição de alta complexidade que atende pacientes da área de trauma, cirurgia geral, clinica medica e ortopedia.
Foto da frente do Hospital Otávio de Freitas.
A instituição
Batizado inicialmente de Sanatório do Sancho, a unidade foi fundada em 1946. Só em 1974, no entanto, que ele passou a ser chamado de Hospital Geral Otávio de Freitas, em homenagem ao médico sanitarista, administrador de saúde pública, jornalista e pesquisador José Octávio de Freitas, um dos pioneiros no combate à tuberculose em Pernambuco. Cinco anos depois, sob a direção da psiquiatra Jane Lemos, foi acrescentado o serviço de pronto-atendimento da unidade aos já existentes: psiquiatria e pneumologia, clínica médica, cirurgia geral, ortopedia e pediatria. Atualmente, o Hospital Otávio de Freitas é referência para o tratamento de doenças respiratórias, em especial tuberculose, traumato-ortopedia, clínica médica, urologia, cirurgia geral e pediatria. Além disso, é o único hospital de Pernambuco a tratar de pacientes com tuberculose multi-drogas resistente, forma clínica da doença que não responde às principais medicações que combatem a tuberculose comum.
Inicialmente era um espaço destinado a recuperação de militares feridos em combate no norte da África, e que se recompunham das neuroses de guerras e fraturas. Em 1946 esse espaço foi denominado Sanatório do Sancho, depois foi chamado