pesquisa de campo
Meta da Aula
Apresentar as diversas formas de Sinalização de Segurança em Eletricidade para o controle de seus riscos e evitar acidente do trabalho.
Objetivo da Aula
Ao final desta aula você terá aprendido sobre:
Sinalização de Segurança para Eletricidade;
Bandeirola de Sinalização;
Fitas de Sinalização;
Balizador Cônico;
Cones de Sinalização;
Grade Metal Dobrável;
Sinalizadores Eletrônicos;
Placas de Sinalização.
SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA
A sinalização de segurança consiste num procedimento padronizado destinado a orientar, alertar e advertir as pessoas sobre os riscos ou condições de perigo existentes, proibições de ingresso ou acesso e cuidados ou ainda, aplicados para identificação dos circuitos ou partes.
É fundamental a existência de procedimentos de sinalização padronizados, documentados e que sejam conhecidos por todos trabalhadores próprios e prestadores de serviços.
Os materiais de sinalização constituem-se de cone, fita, grade, sinalizador luminoso, corda, bandeirola, bandeira, placa, etc.
1
Bandeirola de sinalização
A bandeirola tem a finalidade de sinalizar o impedimento operativo de todos os equipamentos/dispositivos constantes nas condições de segurança estabelecidas, devendo ser acondicionado no bolo-envelope transparente o cartão de impedimento de operação, sendo afixado (magnético, adesivo e ilhóis) sobre o botão de comando/acionamento do equipamento/dispositivo envolvido em painéis de comando centralizado.
Bandeira de Sinalização com Mastro de Madeira
A bandeira de sinalização é utilizada na sinalização de advertência de forma manual ou fixada junto ao cone, cargas excedentes e delimitação de áreas para execução de serviços.
Fita de Sinalização
2
A fita de sinalização é utilizada em conjunto com o balizador cônico, quando da delimitação e isolamento de áreas de trabalho, podendo ainda ser fixadas em colunas/pórticos. Não deverá ser