pesquisa de campo
A crianças explora o ambiente utilizando a mãe como base de segurança , e se sente confortável com a presença de um estranho, com a sua mãe por perto, fica perturbado quando sua mãe sai e o deixa com um estranho, o estranho tenta o consolar sem sucesso, logo que sua mãe volta e o consola ele se acalma. Mas uma vez a mãe sai e o deixa sozinho, ele volta a chorar, quando a mãe volta ele para de chorar mais fica desconfortável no ambiente e volta a chorar, e quando sua mãe o bota os braços para ir embora ele se acalmar. Por isso o apego com a mãe é bastante importante para o desenvolvimento social e emocional da criança, que acontece naturalmente, já que observamos que com a presença da mãe a criança se sente mais a vontade no ambiente com estranho ou sem estranho. 2. Defina os padrões de apego.
A figura materna é bastante importante para o desenvolvimento da criança, pois com a mãe a criança se sente segura para conviver no meio social e se desenvolver emocionalmente.
3. Justifique o apego escolhidos com dados evidentes no vídeo.
Apego asioso-ambivalete(ou inseguro-ambivalente): a criança explora o ambiente, fica desconfiada com o estranho e se separa com dificuldade da mãe, e busca a mãe.
Apego seguro: quando ameaçada, a criança busca a mãe e se consola com facilidade, preferia a mãe ao o envies do estranho.
Apego ansioso-desorganizado: a criança aproxima-se da mãe a evitando olha os olhos dela.