pesquisa de campo
Licenciatura em letras EaD
Introdução aos estudos literários
Polo de Sousa
Shirlei Lacerda de Abrante
Pesquisa de Campo
Introdução:
Neste texto, iremos refletir a importância dos livros didáticos e literários, a importância da biblioteca escolar e da sala de leitura, apontando elementos relacionados à sua organização e possibilidades de uso.
Pesquisa feita na E.E.E.F. de Bandarra – São João do Rio do Peixe - PB
Texto (Resposta)
Sim, este acervo de livros distribuídos pelo MEC está disponível na biblioteca da escola e é utilizada com frequência em sala de aula, para o incentivo a leitura por parte dos alunos que ali estudam.
Nossa escola, além da biblioteca, oferece o canto de leitura onde são realizadas algumas ações que se referem à roda de leitura, sendo apresentado aos alunos tanto os livros disponíveis na biblioteca quanto revistas, jornais, panfletos e gravuras para criações de textos, explorações de historias em quadrinhos, letras de musicas para serem lidas e cantadas, criação de texto através de rótulos de produtos diferenciados, construção de poemas e poesias, criação de receitas alimentícias, tudo inserido nos projetos de linguagem que a escola trabalha durante o ano letivo.
A biblioteca é por excelência o lugar de acesso a livros, jornais e gibis. Enfim, os mais variados tipos de alternativas de materiais impressos. Alem disso, espaço com lápis e papel, para que um leitor inspirado tenha a chance de fazer os seus registros, copiar um poema que o fascinar, um titulo de romance para recomendar a um colega ou simplesmente para escrever algo do seu interesse.
As obras de natureza literária tem sim um espaço garantido nas prateleiras onde lá estão obras de grandes autores como: Monteiro Lobato, Vinicius de Morais, Cecília Meireles entre outros. Porém a literatura tem sido tratada pelo ensino como um universo de signos agradáveis tranquilizadores e decorativos que teria como objetivo levar o aluno a ser um bom conhecedor da língua