Pesquisa de campo-a ginástica rítmica da educação especial
TEMA: A Ginástica Rítmica na Educação Especial
I-INTRODUÇÃO:
A Ginástica Rítmica é uma modalidade esportiva que envolve movimento corporal,manejo de aparelho e música.É uma modadlidade essencialmente feminina em competições,embora temos conhecimento que alguns países,como o Japão que já tem praticantes do sexo masculino na Ginástica Rítmica com aparelhos.
Saur(1974) caracteriza a G.R. em quatro aspectos fundamentais:totalidade dos movimentos,o desenrolar corrente do ritmo dos movimentos,expressão do sentimento através do gesto-movimento,simplicidadee naturalidade do movimento.
O trabalho de G.R. deve ser iniciado com as formas básicas do movimento:andar,correr,saltar,saltitar,molejar,impulsionar e outros.A autora conclui que todos os movimentos naturais da vida que apresentam as características básicas de dinâmica: lançar,aparar,quicar,bater,rolar,balancear também são formas básicas do movimento.Sendo assim,a Ginástica Rítmica é uma atividade que contribui muito na aquisição de habilidades motoras dos portadores de deficiência física ou intelectual.,pois os exercícios naturais e espontâneos da G.R. estimulam as capacidades psicomotoras do deficiente,fortalecendo o tônus muscular,a organização da dinâmica geral,o rítmo,a relaxação,os quais auxiliam nos processos de maturação neurológica.
Além disso,a G.R.promove ajustamento,interesse e participação,dando oportunidades de desenvolver suas potencialidades criativas e espontâneas.
A Ginástica rítmica,assim como a dança de um modo geral é um meio facilitador da inclusão,levando em consideração ,a possibilidade de mudança da imagem social.
II-OBJETIVO:
Compreender a importância da Ginástica Rítmica na Educação Especial como meio de inclusão social,ressaltando os benefícios que essa atividade pode propiciar ao deficiente.
III-DESENVOLVIMENTO:
Esta pesquisa de campo foi realizada na Cidade de Niterói,RJ por alunos do Curso de Educação Física do 6° Péríodo da Universidade Salgado de