Pesquisa de campo sobre o wooq-bref

429 palavras 2 páginas
Aplicação da Versão em Português do Instrumento Abreviado de Avaliação da Qualidade de Vida “WHOQOL-bref” em Idosos Praticantes e não Praticantes de Atividade Física

Ibirité, 2012

Introdução

O artigo tem como objetivo avaliar a diferença entre idosos praticantes e não praticantes de atividade física, aplicando um questionário de vinte e seis questões, respondendo vários indivíduos de diferentes classes sociais, culturais.
O WHOQOL-bref consta de vinte e seis questões, sendo duas questões gerais de qualidade de vida e as demais vinte e quatro sobre a capacidade em sua vida cotidiana.
O objetivo geral do artigo é de mostrar a aplicação do teste de campo do WHOQOL-bref em uma amostra de idosos da cidade de Belo Horizonte no Sudeste do Brasil.
De acordo com o Grupo de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida foi definida como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Métodos

Para medir a qualidade de vida dos idosos foi aplicado o teste WHOQOL-bref em uma amostra de 30 indivíduos, sendo 15 praticantes e 15 não praticantes de atividade física.
Os voluntários tem idade igual ou superior á 60 anos, dentre eles 46,6% homens não praticantes e 53,4% mulheres não praticantes, 53,4% homens praticantes e 46,6% mulheres praticantes.
Ao longo do preenchimento do questionário os entrevistadores estiveram presentes, 40% foram apenas assistidos pelos entrevistadores, 43,3% necessitaram da ajuda dos entrevistadores e 16,6% não responderam este quesito.
A respeito dos indivíduos que tiveram dificuldades de responder o questionário, não necessitaram de ajuda extrema, apenas uma explicação rasa para completar seu entendimento.
No geral o teste WHOQOL-bref, é composto por quatro domínios: físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente, e nenhum dos indivíduos se sentiram

Relacionados