Pesquisa de campo na area agroindustrial
Prof. Msc. Paulo César Schotten 2012
Estoques:
• Otimização do investimento aumenta a eficiência do planejamento e controle e minimiza a necessidade de capital para o estoque. • Estoques de produtos acabados, de matériaprima e material em processo não podem ser analisados independentemente.
Grande desafio do administrador de materiais:
• “descobrir fórmulas, modelos matemáticos de redução de estoques, com criatividade administrativa, sem um colapso da produção/vendas e aumento de custos”.
Inter-relação:
Produção Comercial
Áreas com objetivos finais
Informação
Materiais
Pergunta:
O que ocorre na realidade com o empresário em relação a perda de vendas ou parada de produção?
Reflexão sobre a questão:
a) Querem trabalhar sempre com um grau de serviço em 100% com o máximo volume de vendas; b) É quase impossível deixar de vender quando se tem os menores preços e as condições de pagamento bastante elásticas; c) Nessas condições, as vendas aumentam, mas pode ocorrer um resultado final bastante desastroso, impondo o risco de uma carência do capital de giro e impedimento para reposição de estoques.
O que fazer:
• Dentro da nova realidade: a) preocupar-se com fatores básicos para o dimensionamento do estoque e com a eficácia do processo produtivo. A questão é: “Quando” repor o estoque , ao contrário do “quanto”...
O que se busca:
Competitividade
Como faremos isso?
Competitividade
Colocando o produto certo, ao menor preço, na qualidade correta, com total segurança para o cliente final.
Questão:
Como funciona o processo produtivo e o controle de estoques com sistemas estáticos e ultrapassados?
Sistema x administração de materiais
a) Informação (dados) b) Adaptação às condições ambientais do negócio e do mercado c) Deve abranger: planejamento de materiais, produção, compras, estoques e distribuição. d) Deve promover a integração desde a previsão de vendas, passando pelo planejamento