pesquisa de arquimedes
Biografia
Arquimedes nasceu em Siracusa, atual Itália, (287 a.C. a 212 a.C.) Foi um matemático, engenheiro, físico, inventor e astrônomo grego, filho do astrônomo Fídias. Arquimedes estudou em Alexandria, onde conviveu com cientistas da época e, teve como mestre Canon de Samos e, assim, entrou em contato com Erastóstenes. A este último, Arquimedes dedicou seu método, no qual expôs sua genial aplicação da mecânica à geometria. Voltou logo a Siracusa, onde se dedicou totalmente ao trabalho científico.
Seus engenhos de guerra, suas máquinas de caráter utilitário e as lendas que circulavam sobre suas invenções originais tornaram-no conhecido em todo o mundo antigo. O nome de Arquimedes ficou intimamente ligado à história das invenções.
Principais Descobertas
Arquimedes, o maior matemático da antiguidade, a quem Plutarco creditou uma inteligência bem acima do normal, somente é conhecido uma série de anedotas. A mais divulgada é aquela relatada por Vitrúvio e se refere ao método que utilizou para comprovar se existiu fraude na confecção de uma coroa de ouro pedida por Hierão II, tirano de Siracusa e protetor de Arquimedes, quem sabe, até seu parente. Arquimedes sabia a densidade e o peso do ouro, ele precisava descobrir a densidade da coroa para compará-la à do ouro puro.
Em um de seus momentos de descanso, na hora do banho, Arquimedes se deparou com o que poderia ser a solução para o mistério. Ao colocar o pé na banheira cheia, observou que o volume de água que derramava, correspondia ao volume de seu corpo que estava submerso..Esta observação lhe permitiu resolver a questão que lhe havia sido proposta pelo tirano que era descobrir uma forma de testar a veracidade do ouro usado para fazer a coroa de seu rei. Conta-se que ao descobrir como detectar se a coroa era ou não de ouro, tomado de tanta alegria, partiu correndo nu pelas ruas de Siracusa em direção à casa de Hierão gritando “Eureka! Eureka!”, ou seja,