Pesquisa com alunos ead
Nosso objetivo ao realizar esta pesquisa e aplicar um questionário a alunos EAD foi sabermos quais as expectativas dos estudantes em relação ao curso, qual é o nível de dificuldade, e o que realmente os acadêmicos esperam após se formarem quanto a realização profissional, intelectual e financeira.
Nossa pesquisa se deu em forma de entrevista a alunos do 6º semestre do curso de Serviço Social da faculdade Anhanguera-Uniderp, pólo de Dourados-Ms.
Foram entrevistados 10 alunos, dos quais 08 do sexo feminino e 02 do sexo masculino, mostrando que a maior predominância é o sexo feminino. Sendo a faixa etária entre 22 a 54 anos, 08 casados e 02 solteiros. Mostrando-nos um dado interessante: a maioria dos estudantes entrevistados optaram para fazer o curso depois de constituir família.
Os acadêmicos responderam às seguintes questões:
Exerce alguma atividade laboral? Sim ou não.
O que te levou a optar por um curso nos moldes de EAD?
Quais são as suas expectativas ao mercado de trabalho?
Em sua opinião, quais são as vantagens do ensino a distância?
Quais as desvantagens do ensino a distancia?
Você já pensou em desistir do curso? Se sim por quê?
Alem das aulas presenciais, qual é a carga horária semanal em que você se dedica ao auto estudo? Em algum momento de sua vida, seus estudos foram interrompidos? Se sim, por quanto tempo e por quê?
Você identifica algum preconceito em relação ao ensino EAD?
Classifique de 0 a 10 o nível do sistema EAD
Acreditamos que os dados e resultados obtidos nessa pesquisa sejam dignos de crédito, visto terem sido colhidos na fonte, sem intermédio, numa relação direta entre o pesquisador e o estudante entrevistado.
A seguir, destacaremos as respostas e análises dos dados de cada pergunta com alguns comentários:
Quanto ao exercício de atividade laboral, 08 exercem e 02 não, mostrando que a maioria exerce uma profissão.
A opção pelo curso EAD, os 10 responderam a opção, devido à