Pesquisa científica
Cláudia Dias e Denise Fernandes
Brasília, março 2000.
Resumo
Apresenta conceitos de ciência, pesquisa e método científicos e traça paralelos entre conhecimento científico e popular. Seu propósito é destacar, em especial, as características da pesquisa e do método científicos.
Palavras-chave
Ciência; Pesquisa científica; Método científico; Conhecimento cientifico.
Para entender as características da pesquisa científica e seus métodos, é preciso, previamente, compreender o que vem a ser ciência. Em virtude da quantidade de definições de ciência encontradas na literatura científica, serão apresentadas algumas consideradas relevantes para esta explanação.
Definições de ciência
Etimologicamente, o termo ciência provém do verbo em latim Scire que significa aprender, conhecer.
Essa definição etimológica, entretanto, não é suficiente para diferenciar ciência de outras atividades também envolvidas com o aprendizado e o conhecimento. Segundo Trujillo Ferrari, “ciência é todo um conjunto de atitudes e de atividades racionais, dirigida ao sistemático conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido a verificação.” [10]. Lakatos & Marconi acrescentam que, além de ser “uma sistematização de conhecimentos”, ciência é “um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar.” [08]
Na concepção de Kerlinger, a ciência se desenvolveu, parcialmente, pela necessidade de um método mais seguro, confiável e controlado de compreensão e conhecimento dos fenômenos naturais [07].
Trujillo Ferrari [10], por sua vez, considera que a ciência, no mundo de hoje, tem várias tarefas a cumprir, tais como :
a) aumento e melhoria do conhecimento;
b) descoberta de novos fatos ou fenômenos;
1
c) aproveitamento espiritual do conhecimento na supressão de falsos milagres, mistérios e superstições; d) aproveitamento material do conhecimento visando a melhoria da