Pesquisa cientifica
1 CARACTERÍSTICA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A primeira preocupação do escritor de uma monografia é que a sua produção será compulsada por leitores, com a exposição do resultado da sua longa pesquisa revestida da maior clareza e equilíbrio possíveis. Para que seja alcançado esse objetivo é preciso que atenda às normas e padrões a fim de que a sua contribuição à instituição jurídica, atenda à uniformidade. O pensamento sobre conhecimento científico tem incontáveis contribuições, mas é de bom conselho respeitar o modelo que se adapte à estrutura jurídica e, conforme Leite (2006, p. 29), todo o pesquisador ingressa na empreitada com muita perplexidade, porque existem variáveis infindáveis ao pleno êxito na confecção de uma monografia.
Elemento facilitador da produção de conhecimento, uma ferramenta capaz de auxiliar a entender o processo de busca de respostas e o próprio processo de posicionar-se adequadamente diante de perguntas importantes. (PRODNOV, 2006, p. 152).
Algumas questões surgem de forma incisiva, tais como:
a) Quais serão os objetivos que nortearão o pesquisador?
b) Qual o valor econômico que o pesquisador deverá dispor a fim de escrever a sua monografia?
c) Quais serão os obstáculos que deverá enfrentar desde a escolha do tema e o acesso à bibliografia?
O estudo ou conhecimento (logia, derivado do grego) dos métodos utilizados para a realização de pesquisas científicas ou acadêmicas, que acabou tomando a denominação “disciplina”, que compõe o currículo dos cursos superiores. (MATTOS, 2004, p.13).
O que o pesquisador necessita, de imediato, é um método de trabalho que seja possível ordenar todas as etapas, dentro de um cronograma que seja o mais próximo de sua realidade, no que diz respeito à sua disponibilidade de tempo, de facilidade à bibliografia, além de outras circunstâncias operacionais que surgirão.
O método ideal é aquele que favorece o pesquisador ordenar as etapas e os