PESQUISA CIENTIFICA ALUNOS FACULDADE
É o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa. Ele une conhecimentos de administração, economia e engenharia, define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria-prima para aumentar a produtividade e a qualidade do produto e com isso diminuir seu custo.
O Engenheiro de Produção pode atuar tanto no setor técnico quanto administrativo. Esse profissional é requisitado, também, por empresas prestadoras de serviços para definir funções e planejar escalas de trabalho.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Origem da Engenharia de Produção
Origem mais remota:
No início da produção de mercadorias o artesão desenvolvia todas as fases produtivas, desde a concepção e a criação do produto, até a sua execução final.
A origem da Engenharia de Produção ocorre quando esse artesão além de produzir preocupou-se em organizar, integrar, mecanizar, mensurar e aprimorar a produção.
Origem mais recente:
Com a revolução industrial iniciada no século XVIII na Inglaterra houve o aparecimento da manufatura introduzindo as máquinas e ferramentas. Isso passou a exigir um tratamento mais adequado aos processos de produção. No entanto, somente no final do século XIX, principalmente a partir do denominado “Scientific Manegment”, no qual Frederick Winslow Taylor (1856 - 1915) foi considerado um dos expoentes, surgiram atividades de sistema integrados de produção, que se relacionam mais diretamente com esta modalidade de engenharia, tal como se concebe atualmente. Nesta trajetória deve-se destacar também os trabalhos do Engenheiro Henry Laurence Gantt Medal (1861-1919) autor do “Gráfico de GANTT” e do casal Frank Bunker Gilbreth (1868-1924) e sua esposa Lillian Moller Gilbret (1878-1972) considerada uma das pioneiras da ergonomia (Leme, 1983).
Origem da Engenharia de Produção no Brasil
A formação em Engenharia de Produção no Brasil só iniciou-se na segunda metade do século XX, na Escola Politécnica da USP (Poli/USP)