Pesquisa Bibliográfica Orientada
RUBIATABA
MAIO 2014
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ORIENTADA
SEGUNDA GRADUAÇÃO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: LIBRAS
ACADÊMICA: BEATRIZ DE ARAUJO MACIEL
PROFESSOR JOÃO DANIEL PEREIRA
LIVRO: DESAFIOS PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRECONCEITO
FICHAMENTO SOBRE O LIVRO O PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA .
CITAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES
DEGUSTAÇÃO
Conforme Freud (1993) mostra o desenvolvimento de um eu a partir das experiências; o passado que foi modificado, segundo ele, é preservado e sempre pede para retornar, mas a isso resiste a formação, que deve recordar o vivido sem negar o atual e o porvir. Dito de outro modo, a diversidade pode ser expressa com a apropriação da cultura, desde que ela se refira a indivíduos e não a espécies.
Desenvolvimento
Isso significa que os saberes escolares não seja importantes para vida: são fundamentais, mas não precisariam mais ser unicamente para desenvolvimentos dos elementos para a sobrevivência. A educação já poderia ser dirigida para a paz, que como define Adorno (1995), pode se expressar pelo compartilhamento das diferenças.
Na definição de José Leon Crochik os objetivos da educação escolar têm se direcionado para a formação do cidadão, contrapondo-se à ênfase ainda predominante na formação para o trabalho. Isso é importante quando pensamos que parte do ensino especial voltado, sobretudo, a pessoas com deficiência intelectual, é feito por meio de oficinas abrigadas. Se é a formação do cidadão, portanto política, que é meta a ser alcançada, não cabe limitar a educação ao ensino de tarefas simples, o que parece ocorrer nessas oficinas.
Educação Escolar
Quando a educação escolar não é segregadora, isto é, não separa os alunos por suas consideradas, mas não necessariamente reais, incapacidades de aprender ou de conviver, há ganhos na formação individual dos que tem e dos não tem deficiência,