Pesquisa Administração de Sistemas de Informação
Também conhecida como “cloud computing” ou ainda computação nas nuvens é uma expressão utilizada para designar o fácil acesso a arquivos e variados aplicativos por meio da internet, não sendo necessário a instalação no computador, pois ela permite o acesso online a diferentes serviços em qualquer lugar onde estejamos. Não é preciso ter uma máquina potente mas uma internet veloz. Há diversas vantagens em utilizarmos a computação em nuvem, a principal é a de não ocupar espaços com a instalação de arquivos no computador e o acesso a partir de qualquer local, mas podemos citar também a facilidade no compartilhamento de trabalhos colaborativos, a despreocupação do usuário com a estrutura para executar a aplicação do hardware, redução de custos, disponível a qualquer momento, aumento de velocidade e agilidade. O Google Talk, Google Maps, SkyDrive, Hulu, Netflix, Dropbox.
Computação em grid:
Sabemos que tanto computadores como servidores tem a capacidade de processamento limitada, a computação em grade ou Grid Computing oferece uma maior capacidade de processamento e de armazenamento pela internet. Os computadores são ligados a uma rede local ou de longa distância tornando possível o processamento de grandes tarefas em um servidor determinado este servidor é virtual no qual tem integração com outros recursos capazes de compartilhamento rápido e de fácil gerenciamento. Seus objetivos são a redução de custos, aumento de flexibilidade e acessibilidade de recursos.
RAID:
Redundant Array of Independent Disks ou Conjunto Redundante de Discos Independentes melhora o desempenho e a segurança dos discos rígidos existentes em computador, através do uso de HDs extras. O sistema RAID consiste em um conjunto de dois ou mais discos rígidos com o objetivo de tornar o sistema de disco mais rápido, acelerando o carregamento de dados do disco, e tornar o sistema de disco mais seguro. RAID é uma tecnologia utilizada principalmente em servidores que consiste em um