Peso especifico
Equipamentos * Peneira #10 (2,0mm); * Picnômetro com curva de calibração; * Bomba vácuo; * Termômetro graduado; * Balança com sensibilidade de 0,1g.
Procedimento
Para determinação do Peso Específico dos Grãos foi utilizada uma fração da amostra representativa do solo (cerca de 200g) que passa na peneira #10, este material deve ser colocado em um recipiente com água destilada durante um período mínimo de 12 horas.
Essa quantidade de solo pode estar úmida, seca ao ar ou em estufa, nas duas primeiras condições deverá se calcular a umidade a fim de se obter o peso seco (PS).
No laboratório verificamos o seguinte procedimento:
Foi pesado o picnômetro seco;
Colocou-se uma porção da amostra do solo separado, dentro do picnômetro;
Acrescentou-se água destilada até um terço do volume do picnômetro, tomando o cuidado de não aerar a água;
Em seguida fez-se vácuo, com uma bomba imprópria para o especificado, pois não atingia o zero absoluto, num período de 15 minutos para retirar o ar contido entre as partículas da amostra;
Repetiu-se o mesmo procedimento para dois terços do volume do picnômetro agora num período de 5 minutos;
Completou-se o volume, e pesou-se;
Repetiu-se o ensaio por mais duas vezes.
Erros experimentais
Fração da amostra pode ser perdida durante o processo de transferência entre o recipiente de descanso e o dispersor, bem como entre o dispersor e o picnômetro. Para que isto não ocorra deve se contar com o auxílio de um funil de vidro.
Na Mecânica dos solos o peso específico real dos grãos é definido numericamente como o peso dos sólidos (Ps) dividido pelo seu volume (Vs), ou seja:
De um modo geral este valor não varia muito de solo para solo. Não importa se é argila, areia ou pedregulho pois o fator preponderante é a sua mineralogia, ou seja, depende principalmente da rocha matriz que deu origem ao solo.
O ensaio para determinação do Peso Específico Real dos