Peso da carga tributaria nas empresas
O PESO DA CARGA TRIBUTÁRIA EM UMA EMPRESA
Autores (alunos):
José Ernesto Siqueira Monteiro
José Carlos Alves de França
Valdeci Pires de Medeiros
Shiguer Yokoyama
Curso de: Ciências Contábeis
Faculdade Interativa Coc pólo: Paraíso/SP
Orientador: Prof. Marcelo Augusto de Toledo Lima
RESUMO
As empresas necessitam diminuir seus custos com impostos, mas como fazer isto de uma forma correta e ainda se tornarem competitivas em um cenário econômico com uma alta carga tributária? Ao optar por uma ou outra forma de tributação têm se um determinado impacto na lucratividade da empresa. O presente artigo contextualiza e demonstra através de uma DRE – Demonstração de Resultados as hipóteses das escolhas que uma ou outra forma de apuração dos impostos pode impactar nos resultados. Apoiado numa pesquisa bibliográfica e conduzido pelo método de um estudo de caso terá como laboratório uma pequena empresa em franco crescimento e visa demonstrar ao gestor de que uma simples análise dos fatos contábeis pode levá-lo a tomar as decisões corretas de forma a não prejudicar os resultados de sua gestão.
PALAVRAS CHAVE: Custos; Carga Tributária; Impostos; Orçamento; Planejamento
Tributário.
2
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é demonstrar que nem sempre a opção tributária pelo Simples
(Sistema Simplificado de Arrecadação de Impostos) é a melhor, pois quando a empresa atinge o limite de enquadramento de 2 milhões e quatrocentos mil reais a carga tributária e os percentuais de impostos sobre o faturamento superam as “vantagens” do “Simples Nacional”.
Uma empresa possui basicamente dois objetivos: lucros que é o que os seus sócios ou acionistas esperam obter pelo seu investimento em bens (recursos financeiros)
e
continuidade, que significa um tempo de vida indeterminado e de permanência no mercado.
Para uma empresa alcançar esses dois objetivos, lucro e continuidade, é necessário observar não só os aspectos operacionais que geram o