Pescadores e Anzoes

461 palavras 2 páginas
Pescadores e anzóis, obra de Rubens Alves tem como objetivo esclarecer métodos e formas de trabalhos para os cientistas tornando suas atividades muito mais excitantes, fazendo analogias o autor aborda a questão de que ‘’teorias são redes ‘’ dessa forma podemos visualizar o cientista como um pescador. Para o autor tudo começa na construção de suas redes, ou seja, para o cientista da inicio a suas pesquisas precisa estudar as teorias para que em sua rede só fique o que lhe seja construtivo para seu objeto de observação, sendo assim é muito importante que o cientista seja detentor de um amplo conhecimento para que ele chegue a essência, ou seja, para que ele construa sua teoria. O autor aborda a questão da certeza, aonde o mesmo relata que quem estar entre as coisas humanas estar proibido de ter afirmações concretas, sendo assim o cientista não pode agir por um senso comum e sim de um parecer cientifico para que se comprove o que é dito. A mensagem que o autor que passar é de que o pescador (cientista) às vezes toma decisões precoces sobre algo, desistindo assim de seus objetivos, por exemplo, um pescador ao chegar a um rio e pescar um peixe pequeno e achar que naquela região só vai haver peixinhos, não sabendo se ele utilizou a rede (teoria) certa para chegar ao seu objetivo final.
“Teorias são redes; somente aqueles que as lançam pescarão alguma coisa.” O uso de analogias não é gratuito. E, se a analogia para a teoria é um instrumento de pescaria, podemos muito bem visualizar o cientista como um pescador lançando redes e recolhendo os mais inesperados espécimes, neste mar infinito da realidade... É evidente que nem as redes dos pescadores, nem as redes dos cientistas, caem dos céus. Elas têm de ser construídas.
O pescador faz suas redes com fios. O cientista faz suas redes com palavras. Estas redes construídas com palavras têm o nome de teorias. Um cientista que consegue rachar o código de uma mensagem cifrada conseguiu, na verdade, uma rede para segurar os

Relacionados

  • Academia
    15075 palavras | 61 páginas
  • 001576 COMPLETO
    75279 palavras | 302 páginas