PESCA E QUICULTURA
2 RISCOS DA PESCA E AQUICULTURA.........................................................5
3 CAUSAS DE ACIDENTES.................................................................................6
4 MEDIDAS DE PREVENÇÃO............................................................................7
5 CONCLUSÃO.......................................................................................................9
6 REFERÊNCIAS..................................................................................................10
1- INTRODUÇÃO
Pesca é uma atividade de extração de organismos no ambiente aquático e vem sendo praticada ao longo dos séculos. A pesca inicialmente era de caráter de subsistência, ou seja, o homem utilizava dessa atividade extrativista para simplesmente complementar sua alimentação sem caráter de venda.
Aquicultura é o processo de produção em cativeiro, de organismos com habitat predominantemente aquático, tais como peixes, camarões, rãs, entre outras espécies.
O objetivo dessa pesquisa é abordar os riscos que os trabalhadores correm ao se expor as atividades pesqueiras, que tem como característica a utilização de ferramentas perigosas e ambientes inadequados a sua saúde, abordando a prevenção como medida principal para evitar causas e riscos de acidentes e uma melhor qualidade de vida aos mesmos.
A metodologia usada para realização desse trabalho é sempre a pesquisa em sites relacionado e a utilização da norma regulamentadora (NR-31) o qual nos dá subsídio para a abordagem desses assuntos.
2- RISCOS NA PESCA E AQUICULTURA
A pesca artesanal por ter sua atuação restrita a poucos metros da praia, graças aos recursos navegacionais limitados do seu barco, os riscos de acidentes a que estão sujeitos são relativamente menores do que os dos pescadores