pesadelo de darwin
Grupo 4
Belém, 25 de abril de 2014
Introdução
Este texto analisa os aspectos éticos, morais e legais sobre o procedimento realizado pelo médico veterinário no vídeo ‘Dr. Caterpillar em ação’. O trabalho se fundamenta nos princípios legais estabelecidos pelo código de ética do médico veterinário aprovado pelo conselho federal de medicina veterinária.
O presente trabalho está divido em uma descrição sobre o manejo animal feito pelo profissional no video, a analise ética e moral do médico veterinário e as consequências legais devido o manejo incoerente do profissional.
O manejo animal e atuação do ‘Dr. Caterpillar’
Manejo é um termo amplamente utilizado para as práticas desenvolvida com os animais. Em relação ao tratamento aplicado pelo veterinário presente no vídeo, podemos avaliar várias práticas de manejo incoerentes com o bem estar animal. O bom manejo consiste na tomada de decisão técnicas capazes de manter o equilíbrio e a saúde animal.
A analise ética
A discussão sobre ética remete aos primórdios das civilizações. A ética está associada ações morais adotadas pelo ser humano e busca viabilizar o comportamento de responsabilidade para com o outro (BAUMAN, 2011). Dessa forma, contextualizando a ética para a prática veterinária, foram adotadas algumas condutas para nortear o manejo animal, estabelecendo, por exemplo, o conceito de bem estar.
No entanto, nem sempre as atitudes humanas seguem a ética e a moral, ocasionando o detrimento dos animais em relação ao humano. Assim, inúmeros casos, como o video ‘Dr. Caterpillar em ação’, exemplificam a ação antiética dos profissionais da saúde animal. A conduta ética, segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, determina como atitude vedada da conduta moral permitir que se pratiquem atos de crueldade para com os animais nas atividades de produção, de