períodos da arte
PERIODO QUE OCORREU
Sua civilização se deu entre o século XII a.C e X a.C.
No início, eram uma sociedade pobre, mas depois enriqueceram, tiveram contato com a cultura egípcia e desenvolveram a sua própria arte.
A arte grega começou a se manifestar em três períodos:
1. Período Arcaico (Século VIII a VI a.C.);
2. Período Clássico (século V a IV a.C.);
3. Período Helenístico (século III a II a.C).
ESCULTURA DO PERIODO ARCAICO
A escultura arcaica representa os primeiros estágios de formação de uma tradição escultórica que se tornou uma das mais significativas em toda história desta arte no ocidente.
No Período Arcaico os gregos começaram a esculpir, em mármores, grandes figuras de homens.
POSTURA RIGIDA
Do ponto de vista estético, notamos que as estátuas do período arcaico tinham uma postura bastante rígida e o rosto não sinalizava expressão alguma, em posição serena, quase sempre de frente. Pretendiam com isso traduzir uma ilusão de imortalidade. Com esse objetivo ainda, exageravam freqüentemente as proporções do corpo humano, dando às figuras representadas uma impressão de força e de majestade.
KOUROS
Na intenção de deixar evidente essa simetria para o observador, o artista esculpia figuras masculinas nuas e eretas, numa rigorosa posição frontal e distribuindo igualmente o peso do corpo sobre as duas pernas. O nome da estátua que leva essas características é “Kouros” (palavra grega que significa homem jovem). Mas, como não havia regras rígidas para sua produção, a escultura evoluiu: a escultura possuía a cabeça mais levantada, como em pose, o corpo descansava sobre uma das pernas e o quadril era um pouco mais alto que o outro.
ESCULTURA DO PERÍODO CLASSICO As formas ganham um tom mais realista ao explorar de forma mais apurada o movimento, o volume e as proporções. o tratamento do corpo é muito mais realista e denota-se uma maior expressividade nos rostos, gestos e movimentos
MOBILIDADE
No Período Clássico passou-se