Período interbíblico
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é falar sobre os partidos políticos nos tempos de Jesus, mas especificamente sobre os zelotes, porém para falarmos sobre este assunto não podemos deixar de discorrer, em linhas gerais sobre a sociedade na época quanto aos costumes, cultura religião,e da função do templo no contexto social, político e religioso.
CAPITULO 1-CONTEXTO HISTÓRICO
- SOCIEDADE
- Costumes
Agricultura e Pecuária
A economia da Palestina baseava-se na agricultura, pecuária, artesanato, comércio e pesca no lago de Tiberíades. Na Judéia, região montanhosa e rochosa, havia a criação de ovinos e caprinos; na Galiléia, região mis fértil havia a criação de gado de grande porte (bezerros, bois e jumentos), o cultivo de cereais (trigo, centeio, paio e cevada), vinhedos, olivais, frutas (figos, tâmaras, romãs) e legumes, com indústrias de lã, linho e couro; em Jericó era cultivado o bálsamo. Como adoçante, existia, apenas, o mel.
De modo geral, eram cultivados os legumes e a criação de animais ainda incluía as aves, como as galinhas e os pombos, e os animais domésticos, que serviam tanto para suprir as necessidades habituais quanto as oferendas feitas nos cultos do Templo.
A Pesca
A pesca tinha muita importância, pois o peixe era mais importante do que a carne. Era praticada, sobretudo, no lago de Tiberíades e organizada em cooperativas. Os peixes dividiam-se em puros, destinados unicamente para os judeus, e impuros, que eram vendidos aos pagãos. A profissão de pescador era bem considerada e remunerada razoavelmente, a tal ponto de estarem bem organizados e possuírem até uma indústria de salgar peixes.
O operariado tinha situações diversas. No meio rural, sobrevivia por meio da industrialização familiar.
O Artesanato:
Também haviam os artesãos do ferro, pedra, madeira e argila. Na cidade, dependia muito do mercado: os tecelões na cidade de Séforis, os das conservas de peixes de Tarichés, os