Período Democrático
Revolução Industrial – Conjunto de transformações ocorridas na Europa ocidental(séculos XVIII-XIX)diretamente relacionada á substituição do trabalho artesanal,que utilizava ferramentas,pelo trabalho assalariado em que predominava o uso das máquinas.
A Revolução Industrial teve inicio na Inglaterra em meados do século XVII e estendeu_se para outros países a partir do século XIX.
Antes desse período,a maioria das pessoas vivia no campo ou em vilarejos. Trabalhavam em pequenos grupos e produziam em pequena escala,aquilo de que precisavam – alimentos,roupas e objetos.
Mudanças na Produção e no Trabalho
Transformação da Sociedade Industrial
Com a Revolução Industrial inglesa,as máquinas substituíram várias ferramentas e eliminaram algumas funções antes exercidas.
As relações de trabalho também se modificaram na Inglaterra. Milhares de camponeses mudaram-se para as cidades em busca de emprego nas fábricas,onde não eram proprietários de nenhum instrumentos de produção;nem das instalações,nem do dinheiro do investimento,nem das máquinas,nem da matéria prima. O trabalhador era dono apenas de sua força de trabalho,que ele “vendia”,em condições desfavoráveis,em troca de salário.
Desenvolveu-se, então,uma oposição social:de um lado,os empresários industriais donos dos meios de produção das fábricas(matérias-primas,máquinas e equipamentos);de outro,os operários urbanos,trabalhadores assalariados das indústrias.
Exploração do trabalhador
O objetivo dos industriais ingleses era aumentar o lucro,e o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias. Mulheres e crianças operárias recebiam salários inferiores àqueles pagos aos homens adultos.
Além disso,as instalações precárias das fábricas prejudicavam a saúde do trabalhador.
Impactos do avanço industrial
A Revolução industrial