Período Colonial, Império e transição para a República.
Luciana Pazdziora Feltraco
Período Colonial, Império e transição para a República.
Porto Alegre (RS)
2013
Folha de rosto
Autor: Luciana Pazdziora Feltraco
Título: Período Colonial, Império e transição para a República.
Local: Porto Alegre/RS
Ano: 2013
PERÍODO COLONIAL, IMPÉRIO E TRANSIÇÃO PARA A REPÚBLICA.
No período colonial, que vai de 1500 a 1882, o Brasil era Colônia de Portugal. Esse período foi marcado por ampla exploração dos recursos naturais do Brasil, o qual se encontrava subordinado economicamente e politicamente À Coroa Portuguesa.
A função do Brasil era produzir bens primários para comercializar na Europa com o uso de mão de obra escrava, e a Colônia só poderia realizar venda e compra da Metrópole.
Não existiam investimentos no Brasil, buscando seu desenvolvimento, alias, ao contrário, o país era uma grande empresa que trabalhava para acumular capital para Portugal. As regras eram impostas pelos Donos do Poder, numa forma autocrática de governar.
Claro neste contexto, que o País foi vorazmente explorado por Portugal. Tivemos riquezas arrancadas do nosso patrimônio, que foram utilizadas para enriquecer ainda mais a Coroa Portuguesa, que por outro lado, nos explorava duplamente, nos vendendo produtos manufaturados a preços elevados.
Este momento, porém, foi fundamental para o País ser reconhecido por sua riqueza e diversidade, principalmente de produtos agrícolas e minerais, e seu amplo potencial, motivo pelo qual Portugal se apossou nos transformado em Colônia.
As primeiras trocas entre vendas e compras, com a Metrópole, alargou as possibilidades que até então o País possuía. Embora estivesse acorrentado a Portugal, esse primeiro comércio foi o início do estimulo para o desenvolvimento, que só não se efetivou na época, devido à subordinação econômica e