Perturbações da linguagem
A Consciência Fonológica e as Dificuldades Específicas da Leitura
Octávio Moura
(Psicólogo, Mestre em Psicologia, Docente Universitário, Prática em Clínica Privada)
A linguagem envolve vários sistemas/ processos dos quais se destaca o sistema fonológico, especialmente o processamento fonológico, quando falamos na aquisição da leitura e escrita. Este sistema é especialmente determinante quando há dificuldades nesta aquisição, ou seja, estudos mostraram que crianças com dificuldades na leitura revelam mais défices na consciência fonológica no pré-escolar, independentemente da sua capacidade cognitiva / intelectual. Assim, a consciência fonológica assume-se como a competência mais diretamente associada às dificuldades de leitura e escrita, embora não possamos deixar de salientar a codificação ou memória fonológica e a recuperação dos códigos fonológicos.
Estádios de desenvolvimento
Vários autores referidos no artigo mencionam que o nível de consciência fonológica da criança à entrada para o primeiro ciclo, é um indicador do seu possível sucesso ou insucesso na aprendizagem da leitura. Daí ser fundamental os Educadores de Infância estarem preparados e sensibilizados para a importância da implementação de atividades que desenvolvam a consciência fonológica nas crianças do pré-escolar.
São nomeados no artigo autores que indicam cinco diferentes níveis de consciência fonológica (Adams, 1990, e Chard e Dickson, 1999), indicando também que as atividades mais simples para desenvolvimento da consciência fonológica se situam ao nível das rimas e lenga-lengas, de seguida os exercícios relacionados com a sensibilidade à sílaba e posteriormente se desenvolve a sensibilidade aos fonemas. A aprendizagem da leitura exige que a criança associe um símbolo/letra a um som, o que se torna difícil para as crianças com défice ao nível da consciência fonológica.
São referidos no artigo, dois modelos de desenvolvimento da leitura:
Utah