Pert e cpm
GESTÃO DE PROJETOS
Pode-se dizer que as funções da Gestão de Projetos estão agrupadas em quatro grandes áreas: Planejamento, Organização, Direção e Controle.
A Professora Yolanda Ferreira Balcão da USP, define essas áreas da seguinte forma:
Planejamento: É determinação antecipada dos resultados a serem alcançados e dos meios através dos quais a empresa poderá alcançá-los. É a definição e elaboração de Planos onde se estabelecem os meios e padrões para atingir os objetivos e metas objeto do plano.
Organização: É definida como a construção da estrutura (de recursos e de operações) da empresa. Do ponto de vista de recursos, organizar é obter recursos humanos e materiais, necessários à execução dos planos previamente estabelecidos. Emprega-se organização no sentido de sistema, como sinônimo de unidade orgânica (empresa).
Direção: É a função mediante a qual o Gestor faz com que parceiros, subordinados e colaboradores, executem o planejamento; seja através da transmissão dos planos, do estímulo e motivação para atingir as metas, do esclarecimento e encorajamento.
Controle: É a verificação da execução, bem como a avaliação dos resultados, comparados com os padrões estabelecidos e, corrigindo as discrepâncias que tenham surgido; o padrão é o plano, ao qual se compara permanentemente o previsto e o realizado, e se executam as propostas de ações específicas de correção, visando manter a execução do plano compatível e ajustado aos objetivos e metas do mesmo.
Os Organogramas Funcionais Estruturais nos mostram a organização administrativa da empresa. Evidenciam a localização e inter-relação de seus órgãos, de linha ou funcionais. Por eles podemos inferir até o próprio objetivo operacional da empresa e a maneira como ela executa suas tarefas produtivas. Inclusive visualizar seus elos de comunicação e de hierarquia. Mas, esta estrutura operacional, linear, não é totalmente adequada a gerir os planos;