Perspectivas e pressupostos
O texto fala da visat (vigilância em saúde do trabalhador.) Fala que os agravos ocasionados relacionados ao trabalho devem ser evitados. As ações de vigilância em saúde se caracterizam como processos sociais de intervenção em situações em que as condições de trabalho afetam a saúde de forma negativa, provocando acidentes ou desencadeando processos de adoecimento. Essas ações tem um conteúdo pela sociedade, que determina as situações de trabalho que são passíveis de uma intervenção sanitária e em que contexto socioambiental é possível a ação da vigilância em saúde do trabalhador.
A visat deve ser incorporada como um tipo especial de pratica de vigilância em saúde que integra dois tipos de atividades, essências à vigilância: a de produzir, analisar e difundir informações; e a de realizar uma intervenção sanitária preventiva.
A ação da vigilância é caracterizada por métodos e técnicas não rotineiras ao modelo de organização de serviços existentes nos sistemas de saúde.
A participação dos trabalhadores: a base das ações da Vista (Vigilância em saúde do trabalhador) É um componente fundamental e inerente às ações de saúde do trabalhador. Está presente na definição de prioridades, na própria atividade de preparação e de execução de inspeções sanitárias, também no acompanhamento permanente dos casos e processos em vigilância. Não há vigilância em saúde do trabalhador sem o trabalhador, sem a participação dos trabalhadores. Porém se faz necessário criar relações estreitas dos trabalhadores e as ações de intervenções, eles precisam está no processo de criação dessas ações. A vigilância é informação para ação, pressupondo que as ações de intervenção pertençam ao campo da vigilância. A vigilância em saúde do trabalhador é um processo que articula saberes e práticas de controle sanitário e se insere no campo da vigilância em saúde. A visat é uma ação da vigilância em saúde transversal