Perspectivas teoricas sobre a producão de politicas publicas
Ao longo do texto a autora tenta nos explicar como é dado o processo de formação das agendas públicas, ou seja, como o Governo estabelece suas prioridades e as políticas públicas que serão adotas para solucionar suas questões. Para tanto ela irá utilizar e expor dois modelos, o primeiro modelo de Múltiplos Fluxos (Multiple Streams Modle - 2003) elaborado por John Kingdon e o segundo modelo do Equilíbrio Pontuado (Punctuated Equilibrium Model - 1993) de Baumgartner e Jones.
No primeiro modelo de Mútiplos Fluxos a agenda seria "o conjunto de assuntos sobre os quais o governo e as pessoas ligadas a ele concentram sua atenção em um determinado momento". A princípio fora criada para analisar as políticas públicas nas áreas de saúde e transporte nos Estados Unidos, tem como base um corpo extenso de dados empíricos obtidos em sua maioria através de diversas entrevistas com altos funcionários públicos. Para Kingdon este processo é divido em 4 partes, são elas : "estabelecimento de uma agenda de políticas públicas; consideração das alternativas para formular essas políticas; escolha das alternativas que são realmente aplicáveis e implementação das decisões." Sendo as duas primeiras, chamadas de "estágios pré-decisórios", onde ele concentra sua maior atenção.
Para a definição da agenda, ou seja, estabelecimento dos assuntos os quais tanto governo e quanto as pessoas relacionadas irão concentrar sua atenção em um determinado momento cria se para o autor subdivisões da agenda devido a grande complexidade e volume de questões existentes. Sobre as mudanças nas agendas Kingdon acredita que se ocorre quando há uma convergência entre oos três fluxos : problemas, soluções e políticas além de dar ênfase ao papel da mídia que influência a opinião pública e como ela será aceita e absorvida através da divulgação.
Fluxo de Problemas - Indicadores; Crises; Eventos focalizadores;